quarta-feira, 6 de julho de 2011

OFICINA DE JUNHO 2011 - "Intolerância na Sociedade"





A riqueza da natureza está em sua biodiversidade assim como a riqueza da humanidade está em suas múltiplas culturas, nossa identidade pessoal está diretamente interligada a nossa identidade sociocultural, que é formada pelos relacionamentos que estabelecemos com o meio ambiente, as pessoas da nossa comunidade social e cultural.

Na natureza todos os sistemas em funcionamento existem respeito e ajuda mútua, desde a menor célula até o mais complexo organismo trabalham operando em cooperação. Infelizmente em nossa sociedade o modelo que prevalece não imita a natureza, a desigualdade social associado à discriminação racial, ao preconceito de classe e a intolerância, aberto ou dissimulado, estão presentes em todos os espaços, sendo vivenciado diariamente nas ruas, no trânsito, no trabalho, nas escolas, nas universidades, nos meios de comunicação em geral, etc.

Diante deste contexto se faz necessário chamar a atenção para a importância das relações interpessoais no convívio social, para que se estabeleçam as conexões e vínculos afetivos para o bem-estar da sociedade, e as vertentes para construção destes vínculos tão almejados, consistem na busca da harmonia consigo mesmo, com o outro e com o ambiente em que vivemos.

Assim, na oficina temática “Intolerância na Sociedade” será ressaltada a importância das relações interpessoais, valorização da ética da convivência e as consequências das emoções que nos contagiam, e desta forma contribuir para a construção de uma sociedade fundada em valores que fortaleçam a tolerância mútua.



Períodos e Professoras
Manhã
Carmem, Marília e Viviane
(Química, Matemática e Arte)

Tarde
Simone e Elaine
(Geografia e Biologia)


Noite
Vandilma e Maria José
(Biologia e Língua Inglesa)