sexta-feira, 25 de maio de 2012

OFICINAS - MAIO / 2012 - "RIO + 20"




Vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 - pessoas de todas as partes do mundo se reunirão no Rio de Janeiro para discutir como melhor gerenciar nosso futuro em comum de maneira sustentável e durável. A Rio +20 apresentará aos líderes mundiais a oportunidade de criar um novo paradigma de estilos de vida sustentáveis. Assegurar que nossas futuras necessidades podem ser satisfeitas e equilibrar nosso consumo com os limites ambientais do planeta, é um esforço coletivo que irá impactar em todos os níveis da sociedade. O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

            Assim diante de um evento de tamanha relevância para o diálogo sobre os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental),  se faz necessário o engajamento de toda comunidade escolar, local e global neste  momento histórico para a  tomada  de decisões que contribuam  para o nosso futuro comum. Neste contexto a oficina temática “ Rio+20 - Conte Comigo” propiciará aos alunos do CESCON participar de uma pré-conferência , discutindo e refletindo sobre os  desafios para os próximos 20 anos , como as questões  de: emprego,  energia, cidades, alimentação, água, os oceanos e os desastres naturais.

Promover uma desestabilização nos alunos em relação aos problemas socioambientais que vem ocorrendo, impactando negativamente para as mudanças perceptíveis atuais, que poderão refletir no equilíbrio do Planeta Terra, caso cada esfera da sociedade não se mobilize para minimizar  e contribuir  para  solucioná-los.

Outro fator que julgamos bastante importante é fazer os educandos incorporar o conceito de uma conferência ambiental, para tal torna-se necessário criar e propiciar um ambiente próprio de um “Fórum Ambiental”, através de decoração, crachás, dinâmicas, problemas, desafios e soluções.  
                                                                                                                         Equipe CESCON

Campanha: “Pode... não Pode”






O CESCON – Centro Municipal de Educação Supletiva II iniciou no mês de Maio a campanha “Pode... não Pode” em que de uma maneira lúdica, orienta os alunos quanto a maneira adequada de se vestir para freqüentar o ambiente escolar.

 Sabemos que nossos jovens, muitas vezes, não têm este parâmetro e que acham normal usar a roupa que usam para suas “baladas” no ambiente escolar. É, na verdade, uma campanha de conscientização e que servirá não apenas para o seu período escolar, mas para sua vida em geral, pois sabemos que cada ambiente requer uma roupa e, assim, preparamos os nossos jovens para serem inseridos no mercado de trabalho. “Educar para a vida”... Esse é o nosso maior objetivo. 

Equipe  Cescon

terça-feira, 15 de maio de 2012

Participe - Oficinas Temáticas - "Rio + 20"


Dias: 23 e 24/05/2012

Manhã – 10:00 h às 11:30 h
Profa.  Vandilma – Ciências
Profa.  Cristina – Geografia

Tarde – 15:00 h às 16:30 h
Prof.  Cristiander – Inglês
Profa.  Elaine B.  – Ciências

Noite – 19:30 h às 21:00 h
Profa.  Elizabete – Ciências
Profa.  Adiléa  – Arte

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oficina - Abril / 2012 - "Tolerância"


“TOLERÂNCIA”

A tolerância é uma preocupação moderna e cada vez mais enraizada no cotidiano das pessoas. O desafio urgente das sociedades é repensar as diversas formas de relacionamento entre as pessoas das mais variadas culturas, credos ou etnias, quer esse processo de transformação das relações aconteça pela educação, quer essa conscientização ocorra pelo agir comunicativo.
Todos entendam que o objetivo atual do mundo é buscar relacionamentos saudáveis e o respeito às diferenças em todos os âmbitos: do social ao político.
Explorar as fronteiras da tolerância nos leva a interrogar o sentido de uma sociedade pluralista e a buscar as condições de uma pacificação social frente ao ressurgimento da intolerância.
Não é possível pensar o EU sem colocar simultaneamente a existência do outro. Se o OUTRO é diferente por sua cultura, ele é semelhante a MIM enquanto homem. Tolerar é, portanto, aceitar a ideia de que todos os humanos, sem exceção são definidos como homens.
A oficina tem como objetivo provocar uma reflexão acerca da importância da convivência humana no que diz respeito à tolerância. Uma educação para a tolerância visa à compreensão e busca condições éticas para que possamos nos voltar para o OUTRO, de modo a acolher as diferenças e contribuir na construção de um mundo mais solidário.
A convivência é um exercício diário de autoconhecimento onde você descobre seu nível de tolerância, respeito e compreensão.
EQUIPE  CESCON