sexta-feira, 14 de setembro de 2012

OFICINAS TEMÁTICAS - SETEMBRO / 2012 - ELEIÇÕES







 
Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.
No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se a porcentagem do 1° colocado for menor de 50. Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil habitantes.
Diante deste contexto, a Oficina Temática do mês de setembro “Eleições” abordará conceitos necessários para que o eleitor possa exercer seu papel de cidadão, votando conscientemente e construindo a democracia do país.

PERÍODO: 25 e 26 de Setembro de 2012


LOCAL: CESCON

MANHÃ

Profa. MaríliaMatemática

Prof. AlexHistória


TARDE

Profa. MaricéliaMatemática

Profa. RafaelaGeografia

NOITE

Profa. AdrianaMatemática

Profa. IedaHistória


VENHA  PARTICIPAR!
EQUIPE  CESCON

OFICINAS - AGOSTO / 2012 - TECNOLOGIA




         centenas de milhares de anos, seres humanos têm observado a natureza, inventado e aperfeiçoado uma série de artefatos cuja principal finalidade é facilitar sua vida. Diferentemente das outras espécies, nós possuímos uma capacidade especial de observação e planejamento, além da habilidade para a confecção dos mais variados objetos. Tais qualidades permitiram nossa sobrevivência ao longo do tempo, aumentando nossa capacidade de adaptação às mais diversas condições e ambientes.

         Com o decorrer dos milênios, muitos inventos permitiramprolongare até mesmo aperfeiçoar partes do corpo e os sentidos humanos: enxergar melhor sob condições de luminosidade excessiva; manusear com delicadeza objetos muito pequenos; locomover-se mais rápido; comunicar-se com outras pessoas à distância; são alguns exemplos, do que a tecnologia pode nos oferecer. Ciência e Tecnologia estão em constante evolução.

         Atualmente, o grau de desenvolvimento científico e tecnológico ampliou e se especializou tanto que são praticamente impossíveis o acúmulo e o tratamento dessas informações em uma única área do conhecimento, havendo um crescente desenvolvimento nas áreas das Ciências da Natureza.

         De acordo com estudos recentes, o conhecimento científico global tem duplicado a cada 10 anos. Hoje em dia, devido aos rápidos avanços da ciência e da tecnologia, em intervalos de tempo relativamente curtos, aparelhos eletroeletrônicos podem ficar rapidamente obsoletos ou defasados, como é o caso dos computadores e celulares.

         Os objetivos da Oficina Temática de Agosto no Cescon são:

ü    Incentivar os alunos a entenderem as evoluções tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

ü    Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

ü    Promover um contexto propício para o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos, despertando o hábito do debate antes de realizar qualquer julgamento.
 
EQUIPE CESCON