sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Confraternização - CESCON - 2012



Equipe  CESCON

OFICINA TEMÁTICA - "PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO" - DEZ/2012



O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado em todo o mundo no dia 1º de dezembro, desde 1987, e este dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença. 
 
Para promover a saúde e diminuir a incidência do HIV na população, é necessário conhecer, também os diferentes contextos de vulnerabilidade e avaliar objetivamente as várias chances que cada pessoa tem de se proteger ou de se infectar por essas doenças. 
  
Tem muita gente que ainda acha que as pessoas se arriscam em algumas situações por conta da falta de informação. A informação é muito importante, é claro, mas por si só não garante que uma pessoa, seja ela de que idade for, se comporte dessa ou daquela maneira. 
 
Hoje no Brasil, sexo e sexualidade são temas cada vez mais presentes nas escolas, nos serviços de saúde, nos meios de comunicação social, nas famílias, nos grupos de amigos e até nas instituições religiosas, empresas e diferentes grupos da sociedade. Como são assuntos ligados à vida, precisam ser tratados de maneira franca, simples e sem constrangimento. A experiência brasileira mostra que existem vários caminhos para se desenvolver ações de prevenção, passando por propostas de oficinas, cenas e até brincadeiras. 
 
Diante disso, a oficina temática de dezembro – AIDS – abordará o assunto de maneira lúdica, esclarecedora e preventiva. 


Mais informações e dúvidas sobre a AIDS acesse o blog do CESCON:


 

Equipe Cescon

OFICINA TEMÁTICA - "DIVERSIDADE CULTURAL E QUALIDADE DE VIDA - NOV/2012


Na nossa vida diária estamos cercados por diversos símbolos e signos que representam alguma coisa. Desde cedo, ao levantarmos até a hora de dormirmos pensamos, trabalhamos, nos alimentamos, vivemosherançasemodismoscriados por nós e/ou por outros que estão ou não próximos de nós. Muitas coisas nos parecem diferentes, estão enraizadas na cultura.

Mas o que é DIVERSIDADE CULTURAL ?
Podemos conceituar diversidade como sendo a qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado, multiplicidade, desacordo, contradição, oposição...

Quando se pensa em cultura podemos pensar em crenças, conduta, linguagem e forma de vida de um grupo de pessoas em um determinado período. Engloba costumes, cerimônias, culinária, arte, tecnologia e, em sua interpretação estética, os êxitos artísticos e intelectuais de uma sociedade. Encontra-se estreitamente associada às formas culturais promovidas pelas instituições escolares e estatais.

Assim na OFICINA TEMÁTICA será ressaltado a necessidade de abordar DIVERSIDADE CULTURAL com olhares ligados não a preconceitos mas de uma forma mais abrangente a partir de uma ótica ética, que quebre paradigmas e não deixe turva a nossa compreensão de mundo, nosso e dos que nos rodeiam.
  


Cada povo tem uma cultura própria. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura. Não sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura. Desde que nasce, 0 homem é influenciado pelo meio social em que vive. A não ser o recém-nascido e os raros indivíduos que foram privados do convívio humano, não pessoa desprovida de cultura. A cultura é um estilo de vida próprio, um modo de vida particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas.

Então podemos conceituar DIVERSIDADE CULTURAL como a variedade, as diferentes produções em diversas áreas da vida cotidiana de uma determinada comunidade/sociedade ao longo de sua existência.

Equipe Cescon