sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

OFICINA TEMÁTICA - "DIVERSIDADE CULTURAL E QUALIDADE DE VIDA - NOV/2012


Na nossa vida diária estamos cercados por diversos símbolos e signos que representam alguma coisa. Desde cedo, ao levantarmos até a hora de dormirmos pensamos, trabalhamos, nos alimentamos, vivemosherançasemodismoscriados por nós e/ou por outros que estão ou não próximos de nós. Muitas coisas nos parecem diferentes, estão enraizadas na cultura.

Mas o que é DIVERSIDADE CULTURAL ?
Podemos conceituar diversidade como sendo a qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado, multiplicidade, desacordo, contradição, oposição...

Quando se pensa em cultura podemos pensar em crenças, conduta, linguagem e forma de vida de um grupo de pessoas em um determinado período. Engloba costumes, cerimônias, culinária, arte, tecnologia e, em sua interpretação estética, os êxitos artísticos e intelectuais de uma sociedade. Encontra-se estreitamente associada às formas culturais promovidas pelas instituições escolares e estatais.

Assim na OFICINA TEMÁTICA será ressaltado a necessidade de abordar DIVERSIDADE CULTURAL com olhares ligados não a preconceitos mas de uma forma mais abrangente a partir de uma ótica ética, que quebre paradigmas e não deixe turva a nossa compreensão de mundo, nosso e dos que nos rodeiam.
  


Cada povo tem uma cultura própria. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura. Não sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura. Desde que nasce, 0 homem é influenciado pelo meio social em que vive. A não ser o recém-nascido e os raros indivíduos que foram privados do convívio humano, não pessoa desprovida de cultura. A cultura é um estilo de vida próprio, um modo de vida particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas.

Então podemos conceituar DIVERSIDADE CULTURAL como a variedade, as diferentes produções em diversas áreas da vida cotidiana de uma determinada comunidade/sociedade ao longo de sua existência.

Equipe Cescon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário